Punhobol

Princípios

O Punhobol é um jogo coletivo. Joga-se em uma quadra dividida ao meio por uma linha e, a dois metros de altura, por uma rede ou fita, colocam-se frente a frente duas equipes com cinco jogadores cada uma. Cada equipe tem por objetivo rebater a bola, com o punho, sobre a rede (fita) de  maneira a impedir ou pelo menos dificultar a sua devolução pelo adversário. Uma jogada perdura até que uma equipe cometa um erro ou haja outro tipo de interrupção. Cada erro cometido por uma equipe contabiliza um ponto positivo para a  equipe adversária. Vence o jogo a equipe que: num jogo por sets (3 ou 5), vence 2 ou 3 sets, ou, num jogo por tempo, obtém o maior número de pontos.

 A Quadra 

A quadra é um retângulo de 50 m de comprimento por 20 m de largura. O chão deve ser um gramado horizontal plano.  Jogos sob iluminação artificial são permitidos.  A quadra é dividida por uma linha central em dois campos de 25 m, um  para cada equipe. Paralelamente à linha central e a 3 m da mesma marca-se  uma linha de saque em cada campo. As linhas limítrofes pertencem ao campo, a linha central pertence a ambos os campos de jogo. Entre dois postes verticais, livremente posicionados nas intersecções da  linha central com as linhas laterais está firmemente esticada, a 2,0m de altura uma rede ou fita, com uma largura de 3 a 6 cm (a altura da rede para  o naipe feminino adulto é de 1,90m).

 

A Bola

A bola de Punhobol é uma bola oca, uniformemente esférica e completamente pressurizada. Sua cor básica é a branca, com no máximo 20% de  área colorida dividida em vários pontos da superfície. Peso da bola: 350 a 380 gramas.  Circunferência: 65 a 68 cm.  Pressão de ar de 0,55 a 
0,75 bar.


A Equipe

A cada equipe pertencem 5 jogadores e 3 reservas. Os oito jogadores podem ser trocados livremente, isto é, sem limites de  substituições. As substituições somente podem ser efetuadas pela equipe que vai dar o  saque, após concluída uma jogada e mediante prévio aviso ao juiz. Os atletas substituídos e substituintes devem sair e entrar na quadra  pela altura da linha de saque do próprio campo.

Duração do jogo

O jogo termina quando uma equipe vence a maioria dos sets disputados (2 ou 3 sets num jogo de 3 ou 5 sets). O set é vencido quando uma equipe obtém 15 pontos com diferença mínima de dois pontos entre as equipes. Se caso, no décimo quinto ponto, não haja uma diferença de dois pontos,  esta diferença será buscada até que alguma equipe alcance os 20 pontos  quando então não precisará mais da diferença para vencer.

Marcação dos pontos

Não existe vantagem, os pontos são contados um a um. Situações em que o ponto é configurado: quando a bola ou o corpo de um jogador toca a fita ou os postes de sustentação da fita; quando a bola bate em qualquer parte do corpo que não seja o braço de um  jogador ou sua mão fechada; quando a bola toca duas vezes consecutivas no solo; quando a bola toca fora dos limites da quadra; quando a bola toca o campo adversário, tendo em sua trajetória passado por  debaixo da fita; quando uma equipe toca mais do que 3 vezes na bola; quando a bola passa para o campo adversário tendo seu último toque com o  solo e não com o braço ou a mão fechada de um jogador; quando um mesmo jogador toca mais de uma vez na bola antes que ela seja tocada por um adversário; quando ao dar o saque o jogador invade a área de saque (3 m).

As Jogadas

Toda jogada inicia com um saque e termina com a ocorrência do primeiro erro, final de tempo ou outro tipo de interrupção. Após cada erro a equipe que o cometeu dá novo saque.

O Saque

Qualquer jogador pode dar o saque. Para dar o saque o jogador deve soltar nitidamente a bola e batê-la de  modo que esta passe por sobre a fita. O saque é válido se a bola toca o campo adversário ou um jogador adversário, observando os itens de marcação  de pontos.

 O saque pode ser efetuado estando o sacador parado, caminhando, correndo  ou saltando, porém, quando o sacador correr ou saltar para dar o saque, o  primeiro toque do seu corpo com o solo deve ocorrer fora da área de saque (3  m), caso contrário será considerado invasão e conseqüentemente ponto para o  adversário. O jogador tem 15 segundos para dar o saque.

 

A Batida na bola

A bola só pode ser batida uma vez, com a mão ou braço. A bola não pode ser conduzida (empurrada).  Quando se bate com a mão, esta deve estar fechada. Quando se bate com o braço, a mão pode estar aberta.

 

O Ataque

O ataque geralmente se dá com uma corrida do atacante em direção da bola  que foi previamente preparada (levantada) pelo levantador. 
O atacante define sua passada e salta ao mesmo tempo em que gira o braço  para atingir a bola com a mão fechada numa altura acima de sua cabeça, de modo que a bola passe para o campo adversário em alta velocidade. Existem outras formas de ataque: bola curta, ataque sem pulo, bola  alta,  etc...
 

 

A Defesa e levantada

A bola pode em cada campo: ser batida uma só vez por apenas 3 dos 5 jogadores; ser, portanto, batida ao todo apenas 3 vezes; tocar o chão apenas 1 vez e antes de cada batida de um jogador. Os defensores ficam em posição de expectativa esperando o saque ou o ataque do adversário. Então eles devem se esforçar ao máximo para alcançar a bola e fazer com  que esta venha tocar o próprio campo para que então o levantador participe da jogada. 

O levantador é o jogador que converte a jogada defensiva em jogada  ofensiva. Ele deve usar o máximo de sua habilidade para deixar a bola na  altura e distância exatas para que o atacante possa desferir a batida e tentar o ponto.


Considerações sobre o jogo

O Punhobol é um jogo que exige muita agilidade, arrojo e malícia de seus praticantes. O defensor deve ter muita explosão muscular nas pernas, capacidade de  observação dos movimentos do atacante rival, habilidade para trazer a bola  para o seu campo mesmo após grandes saltos e corridas para alcançá-la.  O levantador deve ter um excelente domínio de bola e a capacidade de  pegar bolas muito difíceis e deixá-las em perfeita posição para o atacante.  O atacante deve ter um excelente preparo físico e explosão muscular nas  pernas, tórax e braços, para que possa realizar corridas em alta velocidade  e desferir fortes golpes na bola. O atacante precisa ao mesmo tempo ter  equilíbrio e capacidade de concentração para poder observar a posição dos  adversários e, com esperteza e malícia, buscar fazer os pontos para sua equipe. Estas informações foram baseadas no livro oficial de regras da IFA -  International Fistball Association (Federação Internacional de Punhobol). 

Histórico

O Punhobol
(Faustball ou Fistball) é um dos esportes mais antigos que conhecemos. É da mesma fonte de onde surgiu o tênis. Encontramos relatos de até 2000 anos atrás sobre jogos semelhantes ao punhobol, mas documentado encontramos uma citação, no ano de  240 DC, do imperador romano Gordianus III  (Marcvs Antonivs Gordianvs Sempronianvs). Em 1555 Antonio Scaino de Saló publica as primeiras regras do popular esporte italiano o "Trattato del Giuco con la Palla di Messer" (in Vinegia, organizado por Gabriel Giolito de' Ferrari et fratelli, MCLV). O poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe escreveu no ano de 1786 em seu livro " Viagens pela Itália" o seguinte: "quatro cavalheiros de Verona batiam na bola com o punho contra quatro Vicentinos, praticavam este jogo entre eles durante todo o ano duas horas antes de anoitecer."
O punhobol encontrou maior repercussão na Alemanha. Ali se joga de forma organizada desde 1893 e é parte do movimento ginástico alemão que teve seu início com o movimento dos trabalhadores em 1848. O primeiro campeonato alemão masculino se realizou no ano de1913 e o feminino em 1921 dentro da "Gymnaestrada Alemã".
Especialmente os imigrantes germânicos trouxeram nas primeiras décadas do século 20 o punhobol para os países sulamericanos.
No Brasil o punhobol é jogado principalmente nos estados do sul.  

 

 

Voltar a página inicial